Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Reflexão sobre as preferências de aprendizagem e questionário VARK (Módulo 3)

Questão para estimular a discussão:

Que reflexões faria sobre a sua experiência como aluno(a)/estudante na forma como foi ensinado e aprendeu? Que abordagem pedagógica  predominou – uma uniformização para todos ou uma preocupação com as dificuldades/capacidades de cada um?


A forma de ensino que persistiu, durante os meus tempos de estudante, foi a expositiva. No 4.º de escolaridade, a nossa professora, através de competições saudáveis sobre temas apresentados em pequenos grupos, incentivou-nos para pesquisar informação em diversas fontes (manuais, enciclopédias e adultos).
O ensino esteve quase sempre formatado para os alunos medianos ou acima da média. Aos alunos com dificuldades, pouco tempo era destinado. Durante as aulas apenas lhes eram proporcionadas mais oportunidades de aplicação de conhecimentos (através da realização de mais testes e apresentação de trabalhos). Estivemos sujeitos à segregação em turma de nível (turmas para os bons alunos e também de nível satisfatório e turmas para os alunos com mais dificuldades), numa tentativa de rentabilizar a uniformização. Esta atitude estimulava a competição entre turmas, ao mesmo tempo que despoletava o efeito de Pigmaleão e acentuava as diferenças.
O meu método de estudo baseava-se em resumir os apontamentos, destacando temas com cores diferentes, e ir repetindo em voz alta até conseguir decorar. Resultava para os testes e exames, mas não era aprendizagem – pouco compreendia do que decorava. Mais tarde comecei a “ensinar alunos imaginários” toda a matéria que deveria aprender e comece a compreender melhor os conteúdos. Com a construção de esquemas e mapa concetuais, a compreensão e memorização tornaram-se mais fáceis e rápidas.


Após ter respondido ao questionário VARK, confirmei que os diferentes métodos de estudo/aprendizagem que utilizava produziam resultados porque as minhas preferências de aprendizagem são multimodais. As sugestões que o site nos proporciona são fantásticas e úteis para desenvolver com os meus alunos.


Sem comentários:

Enviar um comentário